Aprox. 3 mins. de leitura

É praticamente impossível para Geraldo Protta sair para correr sem colocar na rota a Beira-Mar Continental. Seja pela proximidade de casa ou pela vista privilegiada que a região proporciona aos atletas de Florianópolis.

Nascido em São Paulo, mas morador da capital catarinense desde os 12 anos de idade, o designer é o criador do grupo Floripa Road Runners no Strava e da página no Instagram com o mesmo nome, ambos idealizados para fortalecer a comunidade de corredores da cidade em que o esforço de cada treino costuma ser recompensado pela vista.

“Correr em Floripa é correr em um trecho mais bonito do que o outro. Mas essa é uma Beira-Mar nova, praticamente no quintal da minha casa, e acho que é o trecho mais bonito porque você corre de frente para a Beira-Mar Norte e visualizando a ponte Hercílio Luz”, diz o atleta. “Correr de manhã lá com o sol nascendo por trás da Beira-Mar Norte é maravilhoso”, garante.

Maratonista, Geraldo mora no bairro Balneário, na porção continental de Florianópolis. Apesar de ficar em uma das áreas residenciais mais antigas da cidade, é também das mais tranquilas. É neste trecho que fica o segmento Beira-Mar Estreito – Ida e Volta, em que Geraldo é Local Legend.

Com início e fim aos pés da ponte Hercílio Luz, cartão-postal da cidade, ele tem 3,65 km de percurso plano e brisa do mar para ajudar a refrescar os corredores, que podem esticar o treino ao cruzar para a Ilha de Florianópolis pela ponte, reinaugurada para pedestres no fim de 2019 depois de 28 anos de interdição total.

“Ali é bem mais tranquilo, não tem tanta gente. A vista é mais bonita e a brisa é mais gostosa”, enumera o corredor, apontando também ser possível acompanhar regatas ocorrendo no canal durante alguns treinos.

A tranquilidade dos treinos de Geraldo na Beira-Mar eventualmente é quebrada por pelotões de militares correndo – bem perto da avenida ficam um batalhão do Exército e uma base da Marinha – e uma vez pelo inusitado pouso de um paramente motorizado no meio da ciclovia.

“Ali não tem morro perto, o cara devia estar vindo de longe. Foi uma cena engraçada, todo mundo parou para ver”, recorda-se o corredor, que na infância praticou atletismo e chegou a treinar com uma equipe de triathlon no início da vida adulta.

Outra vantagem de treinar com regularidade no segmento Beira-Mar Estreito – Ida e Volta é que muitas das prova de corrida de Floripa contam com o trecho em seus percursos. Com isso, além de Local Legend do segmento, foi lá que Geraldo conseguiu alguns de seus melhores tempos de provas de 5k e 10k.

Saiba mais sobre o Local Legends aqui: https://bit.ly/LocalLegendsBR

Geraldo Protta no Strava: https://www.strava.com/athletes/989099

Beira-Mar Estreito – Ida e Volta: https://www.strava.com/segments/13899984

Floripa Road Runners: https://www.strava.com/clubs/FloripaRoadRunners

Via: Strava Brasil Club