Capital de Santa Catarina

Carinhosamente chamada de Floripa, o município de Florianópolis já foi chamada de Vila de Nossa Senhora do Desterro.

A capital do Estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil, é maioritariamente constituída pela Ilha de Santa Catarina, com 54 km de comprimento. É famosa por suas praias, incluindo estâncias turísticas populares como a Praia dos Ingleses na extremidade norte da ilha. A sua Lagoa da Conceição, uma lagoa de água salgada, é popular para a prática de windsurf e para excursões de barco.

As pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, fazem a ligação principal entre a ilha e a região continental da cidade. Já a Ponte Hercílio Luz, inalgurada em 1926, e após longa reforma, reinalgurada em 2019, é o principal cartão postal da região, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como Patrimônio Cultural Brasileiro.

A costa leste da região insular, voltada para o Atlântico, tem longas praias de areia como as praias do, Santinho, Moçambique, Mole, Joaquina e Campeche, famosas pelo surf. Os edifícios cor de pastel preenchem o centro histórico da cidade, incluindo o mercado público do século XIX, com restaurantes e bancas de comida, frutos do mar e artesanatos. Nas proximidades, o Museu Histórico de Santa Catarina encontra-se no antigo Palácio Cruz e Sousa. Na costa oeste, protegida, encontra-se o Ribeirão da Ilha, uma vila piscatória conhecida pelas ostras e pelas casas tradicionais açorianas. A zona sul faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, com trilhas para caminhada pelas colinas cobertas pela floresta tropical.

A região continental funde áreas residenciais e comerciais, e cercada pelos municípios de São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos, Águas Mornas e São Pedro de Alcântara, forma a Região Metropolitana de Florianópolis.

Correr em Floripa

Florianópolis é, não apenas uma cidade conhecida pela cultura da prática de esportes ao ar livre por sua população, mas também como destino de muitos atletas e entusiastas do esporte, atraindo praticantes da corrida de rua.

A cidade é palco de algumas das provas mais belas do Brasil, como duas maratonas internacionais, duas provas do circuito Ironman Brasil de triathlon, o circuito MontainDo, o lendário revezamento Volta à Ilha, além de inúmeras outras provas de corrida de rua e trail. Sempre com grande potencial de visibilidade entre os atletas do Brasil e países vizinhos.

Próximos eventos

Circuito das Estações • Inverno

27 de junho de 2021 07:00

Circuito das Estações • Inverno

O Circuito das Estações é sinônimo de Corrida de Rua no Brasil. O maior Circuito da América Latina chega ao seu 14º ano de história, sendo o...

Saiba mais
Maratona Internacional de Floripa

29 de agosto de 2021 06:00

Maratona Internacional de Floripa

A MARATONA INTERNACIONAL DE FLORIPA 2020 tem percurso praticamente em sua totalidade plano e ao nível do mar, é perfeita para obter as melhores...

Saiba mais
25º Revezamento Volta à Ilha

9 de abril de 2022 05:00

25º Revezamento Volta à Ilha

Esta é a maior corrida de revezamento por equipe em extensão da América Latina, com 140 km, ao redor da Ilha de Florianópolis, Estado de Santa...

Saiba mais