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O meu maior desejo sempre foi motivar as pessoas para a mudança de comportamento através da educação e, com isso, tirá-las do sedentarismo da forma mais adequada. Uma ótima opção para começar a prática de um exercício físico é a corrida. Mas sempre surge aquela dúvida: é melhor correr na esteira ou na rua?

Talvez você goste do conforto e da praticidade da esteira, ou talvez você admire o clima e o local onde corre. Isso não importa: chega de desculpas para começar a sua atividade física. Para tornar a corrida mais atrativa e fazer você se mexer agora mesmo, eu trouxe algumas dicas que podem te ajudar na prática do exercício indoor ou outdoor.

Corridas na esteira

Talvez você não seja fã de apreciar a paisagem por onde corre, ou simplesmente goste do clima regular do ar condicionado, do conforto de correr na esteira do seu condomínio ou da praticidade de manter seu ritmo de corrida de forma constante. Condições climáticas e praticidade geralmente são as principais razões pelas quais as pessoas preferem correr em uma esteira. Afinal, ninguém quer ficar doente ao fazer exercício físico, certo? A idéia é justamente o contrário: buscamos saúde!

Se você gosta de correr, simpatiza ou acha lindo quem corre (hahahaha já me falaram isso) é possível tornar essa prática mais atrativa e, ao mesmo tempo, divertida. Treinar pode ser divertido, sabia? Não precisa ser monótono.

Digamos que você já corre, mas toda vez que sobe em uma esteira para correr, acha massacrante aqueles longos minutos que parecem nunca acabar. Geralmente, a percepção é a de que minutos parecem horas. Para deixar sua corrida mais atrativa e divertida, minha dica é: troque a corrida longa e lenta por tiros mais curtos e intensos. O tempo vai passar mais rápido, você irá treinar de maneira mais intensa e, de quebra, será mais prazeroso superar sua velocidade a cada treino. Nunca experimentou fazer um treino HIIT (treino intervalado de alta intensidade)? Se tiver interesse, deixe uma mensagem pra mim que eu tenho uma planilha simples para você dar início a esta prática e controlar facilmente a sua intensidade.

Outra dica é preparar uma boa playlist com músicas calmas e intensas para combinar com a sua corrida e nunca mais parar! Não possui uma playlist? Calma! No final deste post tem uma sugestão de músicas que não te deixarão perder a motivação.

Corridas na rua

Talvez você seja como a maioria das pessoas: trabalha dentro de uma sala, aproximadamente de oito a dez horas por dia, cinco vezes por semana. Neste caso, correr na rua é uma ótima opção. Respirar ar fresco e vislumbrar a natureza pode ser muito prazeroso e relaxante.

Ao correr na rua, você precisa cuidar de alguns detalhes. O local e o horário, por exemplo, fazem toda a diferença durante a sua prática de atividade outdoor. Correr em horários muito cedo (05:00-06:00h) pode ser perigoso. Eu mesmo já fui vítima de acidente. Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas há pessoas que trabalham na madrugada ou estão voltando de uma bela noitada e costumam ficar sonolentas ou estão embriagadas (infelizmente). Esta é uma situação que pode colocar em risco a sua saúde. Escolha o lugar e o horário cuidadosamente. Uma boa escolha fará com que você esqueça o quanto já correu e a percepção de esforço diminuirá. Vai dizer que não é melhor do que olhar para uma parede ou uma tela de TV?

A superfície na qual você corre tem papel significativo no sistema aferente (resposta sensitiva) do seu corpo. Dependendo da superfície, por exemplo areia, asfalto, grama ou chão batido, a sua percepção poderá ser de mais esforço. Isso ocorre porque a força de propulsão (força que a sua perna faz para criar impulso sobre o solo) irá fazer você gastar mais energia. Como resultado do maior gasto de energia, seus músculos irão ficar mais fortes.

Não sei a região em que você mora, mas quando vier para Florianópolis, não deixe de correr na nossa Beira Mar! A vista é incrível! Além do visual maravilhoso e do ar fresco, você pode se beneficiar da vitamina D, que é essencial para seu sistema imunológico e ossos. Você sabia disso?

Meu conselho

Você quer se tornar mais forte e melhorar seu desempenho na corrida? #NaoBastaCorrer

Lembre-se que aporte alimentar para o tipo de corrida, descanso adequado pós treino, treinamento técnico e fortalecimento muscular específico são essenciais para quem quer se tornar um verdadeiro atleta.
Fisicamente, ser mais rápido traz mais benefícios e adaptações positivas do que ser mais lento. Foque no aumento da sua intensidade, mas tenha cuidado no aumento de volume das suas corridas. Eu aconselho um aumento entre 10-15% no seu volume semanal, se você for um corredor experiente. Se este não for o seu caso, prefira manter sua distância constante e foque em ser mais rápido a cada treino. Mesmo que isso corresponda a um aumento de 10s em treinos outdoor, ou 0,2km/h, caso seu treino seja na esteira.

Independentemente do local em que você gosta de correr, se na rua ou na esteira, prefira a constância, ela supera tudo! Você pode achar que não é um bom corredor ou achar que “não nasceu para atividade física”. No entanto, saiba que a persistência supera o “dom” que alguns já possuem. Nunca desista de você! O “mundo” já fará sua parte indo contra toda a sua programação e o seu planejamento.

Espero que você tenha gostado das dicas que eu passei e que elas possam ajudar a tornar a sua corrida ainda melhor! Caso você tenha alguma sugestão de tema ou queira contribuir com a sua opinião, deixe seu recado aqui abaixo nos comentários.

Obrigado e boa corrida!